Políticas públicas
A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.
Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.
CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI
O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS
INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS
Notícias relacionadas
Plano de Lula de incentivar carro popular prejudica os mais pobres
Por Roberto Andrés. Pacote que governo federal deve anunciar para incentivar produção de carros populares é mais um capítulo da longa lista de privilégios de que a indústria automobilística desfruta no Brasil, com impactos negativos continue lendo…
Brasil precisa investir R$ 295 bilhões em mobilidade urbana até 2042
Estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sugere serem necessários R$ 295 bilhões em investimentos, até 2042, na infraestrutura de mobilidade urbana das 15 principais regiões metropolitanas do país. Intitulado Mobilidade Urbana no Brasil: continue lendo…
Ciclistas penam em SP: ciclovias viram pista de obstáculos com buracos, sumiço de faixas e abandono
Mesmo com ferimentos nas mãos, pernas, bacia e um galo do tamanho de um limão acima do olho direito, o entregador Renato Cardoso, de 40 anos, teve como primeira preocupação avisar sobre o acidente a continue lendo…
Estratégia Nacional da Bicicleta é lançada na 1ª reunião Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana de 2023
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, a primeira de 2023. Criado em 2021, o Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério continue lendo…
Brasil destoa de experiência internacional de sucesso na mobilidade sustentável
O Brasil destoa da experiência internacional em mobilidade sustentável, perdendo relevância, inclusive, na região da América Latina. Para mudar esse cenário, o país precisa investir R$ 295 bilhões até 2042 em infraestruturas de mobilidade urbana nas continue lendo…
Bicicletas públicas ainda são raras no Brasil
Das 27 capitais do país, somente dez contam com sistemas de bicicletas para compartilhamento (bike-sharing). São elas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. O levantamento continue lendo…
Trânsito brasileiro: 45 mil mortes e R$ 50 bilhões de prejuízo econômico
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico o resultado dos acidentes de trânsito no Brasil. Em 2017, esses acidentes representaram a principal continue lendo…
FNDE autoriza aquisição de bicicletas no âmbito do Caminho da Escola por processo licitatório próprio
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou, em caráter excepcional, a aquisição de bicicletas e capacetes escolares no âmbito do Programa Caminho da Escola via processo licitatório próprio de estados, municípios e do continue lendo…
O Poder Público realmente ouve os ciclistas?
Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…
Prefeitura lança licitação para construir ‘Ponto de apoio dos ciclistas’ de Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou o edital de licitação para contratar empresa para construir o “Ponto de apoio dos ciclistas” de Araçatuba, obra que será realizada na estrada municipal Romeu Biffe (ART-270), no bairro continue lendo…