| |

Política cicloviaria de Fortaleza é destaque internacional no Financial Times

A qualificação da política cicloviaria de Fortaleza é destaque internacional, nesta quarta-feira (16/08), no Financal Times, tradicional jornal econômico do Reino Unido. Como frisou o prefeito José Sarto, a reportagem aponta que Fortaleza possui uma política viária bem-sucedida e que está no caminho para se tornar uma cidade mais sustentável e segura no trânsito.

“Fortaleza é destaque num dos jornais mais importantes do mundo, o Financial Times, por uma política cicloviaria bem-sucedida, que está em expansão para dar mais segurança a quem pedala. Os números mostram que nossos investimentos estão contribuindo para os ciclistas se sentirem mais seguros, fazendo com que a bicicleta seja uma opção de transporte cada vez mais atraente da nossa cidade”, celebrou o prefeito José Sarto.

Leia a matéria (em inglês)

A expansão de ciclovias e ciclofaixas está entre os pontos positivos levantados pelo periódico britânico. De acordo com dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em menos de uma década, entre 2014 e 2022, Fortaleza mais que quintuplicou a malha cicloviaria, passando de 68 km para 425,3 km. Até 2024, a Prefeitura de Fortaleza projeta que a cidade chegue aos 500 km de vias exclusivas para bicicletas.

A política de requalificação da malha cicloviaria inclui ainda investimentos da Bloomberg Philanthropies. Em junho deste ano, Fortaleza foi considerada um das cidades com políticas mais ambiciosas e inovadoras para melhorar a infraestrutura ciclistica. Por conta disso, foi a única cidade brasileira selecionada e a primeira colocada mundial para participar da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI).

Por meio do BICI, dez cidades receberão assistência técnica da Global Designing Cities Initiative e financiamento. A capital cearense contará com o investimento de 1 milhão de dólares que, para além da expansão das vias, será utilizado para desenvolver um política cicloviaria inovadora baseada em dados.

Outro destaque apontado pelo Financial Times é a redução do número de mortes no trânsito. Por oito anos consecutivos, Fortaleza reduziu o número de acidentes fatais, acumulado um decréscimo de 58% em todo o período.

Em 2022, a cidade também passou a contar com o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, principal instrumento norteador da política de segurança viária. O plano, que institucionaliza uma série de estratégias bem sucedidas ao longo dos últimos anos, tornou Fortaleza a primeira capital do País a criar uma lei municipal sobre o tema.

A política tem como base a abordagem de Sistemas Seguros e Visão Zero, com a premissa que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável, apesar de reconhecer que erros humanos são inevitáveis, mas que sinistros podem ser menos severos a partir do planejamento urbano.

Outra iniciativa levantada pelo Financial Times é o projeto Re-ciclo, que fornece triciclos elétricos para catadores de lixo reciclável. A reportagem aponta que os novos veículos possuem maior capacidade de carga quando comparado às tradicionais carroças e que os participantes do projeto conseguiram aumentar sua renda média mensal em cerca de 40%.

O jornal comenta ainda que Fortaleza é um dos destaques da América Latina na promoção de política viária sustentável. Fortaleza está na vanguarda, pois além de fomentar a cultura do ciclismo, a expansão da malha cicloviaria é importante para tornar Fortaleza em uma cidade mais sustentável e com menos poluição atmosférica e sonora.

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *