Percentual de ciclomobilidade – Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil
Considerações acerca do dado
A Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil, formada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, Aliança Bike, elaborou uma metodologia de contagem volumétrica de veículos para ser aplicada nas cidades abordadas no livro O Brasil que Pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas, publicado em 2018.
O livro abordou onze cidades escolhidas pelo critério de possuírem alta percentagem de uso de bicicleta como modo de mobilidade. As cidades abortadas no livro são: Afuá/PA, Antonina/PR, Cáceres/MT, Gurupi/TO, Ilha Solteira/SP, Mambaí/GO, Pedro Leopoldo/MG, Pomerode/SC, São Fidélis/RJ, Tamandaré/PE e Tarauacá/AC. Apenas em Afuá não foi realizada contagem volumétrica, pois na cidade não há carros.
Além da contagem volumétrica, também foi realizada uma pesquisa de perfil, hábitos e opinião dos ciclistas, entrevistas com personalidades e levantamento de dados socioeconômicos diversos.
Em cada cidade, as pesquisas e a elaboração dos textos ficou a cargo de uma organização da sociedade civil envolvida com a promoção da bicicleta.
A contagem volumétrica contabilizou todos os veículos, exceto a tração animal, e pedestres. Para qualificá-los, a contagem dos ciclistas os distinguiu ainda em 7 categorias: gênero, tráfego na contramão, tráfego na calçada, tipo de bicicleta, idade, transporte de passageiro e uso de capacete.
A metodologia utilizada na contagem volumétrica e documentos de apoio (orientações, formulários de campo, planilha de tabulação etc. estão disponíveis para qualquer pessoa ou instituição interessada: clique aqui para acessar.
Dados da Parceria Editorial
Percentual de bicicletas trafegando em vias públicas de 10 municípios de pequeno porte com alto índice de ciclismo em 2017: média de 21,9%
- Dados disponíveis no livro O Brasil que Pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas, publicado em 2018
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta