Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado

A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.

O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.

Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.

Dado do SIPS Ipea

Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%

  • Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
  • O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Uso de bicicletas elétricas do Tembici aumenta 16% na cidade de São Paulo

A quantidade de deslocamentos feitos por bicicletas elétricas compartilhadas do Tembici, do Itaú, passou de 2 444 984 de janeiro a julho de 2022 para 2 848 639 no mesmo período deste ano, numa alta continue lendo…

Leia mais

São Paulo elabora sistema municipal de monitoramento de viagens em bicicleta

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Relações Internacionais (SMRI), lançou quinta-feira (10) a publicação “Plano de Monitoramento de Viagens em Bicicleta em São Paulo”. O continue lendo…

Leia mais

Strava mostra crescimento no uso de bikes em 2022. Rio é a 2ª no mundo

Dados divulgados hoje (7) pelo aplicativo  Strava  mostram um crescimento significativo em 2022 no uso de bicicletas para os deslocamentos diários, nas principais capitais do mundo. Paris, com a política de estímulo adotada pela prefeita Anne continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais

Relatório do Reino Unido aponta que o compartilhamento de bicicletas cria novos ciclistas

O relatório anual da Collaborative Mobility (COMoUK), organização do Reino Unido que apoia o transporte compartilhado e sustentável, traz boas notícias para o uso de bicicletas. Segundo seu estudo mais recente, o sistema de bikes continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: uso de bike cresce 14% no Brasil

O Dia Mundial da Bicicleta, comemorado dia 3 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas em 2018. A data é um lembrete e incentivo aos países em questão de mobilidade urbana e preservação ambiental. De continue lendo…

Leia mais

La bici urbana en Barcelona: un eficiente catalizador de felicidad que crece un 14%

No todo van a ser recuentos y estadísticas. Por eso el Bicicleta Club de Catalunya (Bacc), a sus estudios habituales sobre el ciclismo urbano en Barcelona le ha añadido una encuesta que añade algo de continue lendo…

Leia mais

Qual o impacto dos grupos de pedal noturnos no contador de ciclistas de Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli. Em conversas sobre os números do contador de ciclistas de Belo Horizonte, instalado na Av. Bernardo Monteiro, uma questão recorrente, diz respeito à provável alta representatividade dos grupos de pedais noturno frente continue lendo…

Leia mais

A distribuição do espaço urbano e a bicicleta na disputa pela cidade

Por Luis Fernando Villaça Meyer. Como é a cidade que queremos viver? E como queremos nos locomover nela? Estas são perguntas recorrentes nas vozes não apenas de urbanistas, engenheiros e tomadores de decisão que trabalham continue lendo…

Leia mais

Indicadores mostram aumento de utilização de bicicletas

Em julho de 2022, a aposentada Maria Auxiliadora Pereira, de 67 anos, realizou um sonho que acalentava durante toda a sua vida, o de andar de bicicleta. “É uma sensação de felicidade, de liberdade, de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 10