Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea
Considerações acerca do dado
A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.
O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.
Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.
Dado do SIPS Ipea
Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%
- Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
- O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?
A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…
Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas no Brasil e os desafios da segurança
O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…
Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba
O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…
Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal
O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…
Dia Nacional do Ciclista: Dados revelam o cenário do uso de bicicletas no Brasil
Neste sábado, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ciclista, uma data dedicada a honrar a importância desse meio de transporte sustentável e saudável. Em comemoração a essa ocasião, o Autotempo compilou continue lendo…
Como a bicicleta é usada pelo mundo?
Há cerca de um bilhão de bicicletas em uso no mundo, seja para ir à escola ou ao trabalho, ou mesmo como mera prática de esporte ou lazer. Conheça as principais tendências no ciclismo. Fatores continue lendo…
Uso de bicicletas elétricas do Tembici aumenta 16% na cidade de São Paulo
A quantidade de deslocamentos feitos por bicicletas elétricas compartilhadas do Tembici, do Itaú, passou de 2 444 984 de janeiro a julho de 2022 para 2 848 639 no mesmo período deste ano, numa alta continue lendo…
São Paulo elabora sistema municipal de monitoramento de viagens em bicicleta
A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Relações Internacionais (SMRI), lançou quinta-feira (10) a publicação “Plano de Monitoramento de Viagens em Bicicleta em São Paulo”. O continue lendo…
Strava mostra crescimento no uso de bikes em 2022. Rio é a 2ª no mundo
Dados divulgados hoje (7) pelo aplicativo Strava mostram um crescimento significativo em 2022 no uso de bicicletas para os deslocamentos diários, nas principais capitais do mundo. Paris, com a política de estímulo adotada pela prefeita Anne continue lendo…
Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil
Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…