Para zerar emissões, bicicletas são mais importantes do que carros elétricos
Professor da Universidade de Oxford afirma que o foco em veículos elétricos desacelera a corrida para emissões zero nas cidades.
O combate às mudanças climáticas passa por escolhas mais sustentáveis de transporte e, neste sentido, os carros elétricos têm ganhado destaque como uma solução. Inúmeras montadoras anunciam a substituição da frota por modelos elétricos e muitas pessoas compram esta ideia e estes veículos.
No entanto, os carros elétricos não são a resposta que precisamos. Não com a urgência que precisamos. É isso que Christian Brand, professor Associado em Transporte, Energia e Meio Ambiente, Unidade de Estudos de Transporte da Universidade de Oxford, explica em seu artigo recente, que traduzimos a seguir.
Para ele, “focar apenas em veículos elétricos está desacelerando a corrida para emissões zero”. Os dados do estudo conduzido pelo professor se referem à países da Europa, com destaque para o Reino Unido, mas podem ser usados como base para o impacto ambiental e social que a ciclomobilidade tem em países de todo o mundo.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Ciclovivo
- Data de publicação original: 12/04/2021
- Endereço: Clique para acessar