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Mobilidade sustentável pode baixar 70% das mortes na estrada e evitar 16% de viagens particulares

Quais os custos e benefícios da transição da mobilidade urbana? A resposta é avançada num estudo da EIT Urban Mobility, que avalia os impactos de diferentes estratégias para as cidades atingirem os objetivos do Pacto Ecológico Europeu em matéria de transportes.

O trabalho, intitulado Costs and Benefits of the Urban Mobility Transition (Custos e Benefícios da Transição da Mobilidade Urbana), apresenta três cenários possíveis de transição para 12 protótipos de cidades europeias. Qualquer um deles mostra que as medidas mais eficazes para reduzir as emissões, diminuindo a utilização dos carros privados, implica uma combinação entre melhores transportes públicos, mobilidade partilhada e restrições de acesso automóvel, como já acontece em várias cidades com as zonas classificadas de baixas emissões.

Além disso, embora acredite que os avanços tecnológicos possam permitir uma redução das emissões de CO2 em 21% até 2030, não deixa de alertar que para se atingir a meta dos 44%, como preconiza o Pacto Ecológico Europeu, será necessário tomar ações mais ambiciosas.

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