|

Mobilidade sustentável nas cidades depende de integração

A discussão em torno da sustentabilidade e da mobilidade continua no terceiro e último dia da cimeira Portugal Mobi Summit, que se realiza em Cascais, procurando fomentar a partilha de experiências e casos de estudo nesta área. Esta manhã, o debate “Redes intermodais e mobilidade sustentável”, moderado pelo diretor executivo da TSF Pedro Cruz, juntou João Almeida (Card4B), João Santos (Gesfrota), Jorge Patrício (Altice) e Nuno Oliveira (Soltráfego), que elencaram medidas e projetos que estão a revolucionar as cidades.

Entre os participantes, contam-se três empresas dedicadas a ajudar a melhorar a mobilidade nos centros urbanos de formas diferente: pela gestão do tráfego e do estacionamento, pela integração de sistemas de bilhética nos transportes públicos e também pela gestão inteligente e eficiente de frotas. Nuno Oliveira, antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, procurou explicar o papel da sua empresa, a Soltráfego, nesta revolução ambiental e logística.

“Precisamos dos dados num plano macro para saber quantas pessoas entram na cidade, de onde vêm e para onde vão, mas depois precisamos de aproveitar essa informação não só para planear o território e o transporte publico, mas, ao mesmo tempo, garantir que a cidade funciona melhor”, descreve. Para isso, a utilização de tecnologia é essencial e “hoje há soluções para isso”, garante o administrador da tecnológica portuguesa.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *