compartilhadas | mobilidade urbana | Trabalho
Metade dos usuários de bicicleta compartilhada substitui o transporte motorizado pelo pedal
Introduzidos de forma massificada a partir dos anos 2000, começando por Paris e Amsterdã, os sistemas de bicicletas compartilhadas estão cada vez mais presentes na América Latina. E por aqui, elas são usadas principalmente como meio de transporte para ir ou voltar do trabalho.
Um estudo realizado pela Tembici, empresa líder no continente latinoamericano com 41% de uma frota que soma 45,5 mil bicicletas, mostra que 58% dos usuários na região utilizam sistemas de bicicleta compartilhada para ir ou voltar do trabalho.
O uso da bicicleta compartilhada como meio de locomoção para ir ao trabalho vem com um bônus ambiental. Mais da metade dos usuários de bike compartilhada (52%) a utilizam em substituição a um meio de transporte motorizado: 12% usavam táxi ou aplicativo, 6% passaram a deixar o carro particular ou a moto na garagem, enquanto 34% trocaram o ônibus pelo pedal.
Mas a depender da distância, a combinação de modais é cada vez mais frequente. Quase um em cada 3 usuários de bike compartilhada (27%) combina a bicicleta com outro modal, sendo que destes, 82% faz uma viagem de ônibus ou metrô antes ou depois de pegar a bicicleta.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: ANTP
- Data de publicação original: 23/05/2022
- Endereço: Clique para acessar