| | | |

Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa, mostra pesquisa

Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa disponível. Os dados são da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que faz parte do Censo 2022, divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento mostra que menos de 2% da população (1,9%) reside em vias com sinalização para a circulação de bicicletas e que, em 3 mil municípios, de 5.570 existentes no país, não há ciclovias.

A pesquisa mostrou ainda somente 15,2% dos brasileiros vivem em ruas com rampas de acesso para cadeirantes. Apesar do baixo número, o número é quatro vezes maior do que o registrado no Censo de 2010, quando o percentual foi de 3,9%.

A dificuldade para circulação de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e crianças também aparecem em outro quesito analisado pela pesquisa: somente 19% da população mora em vias com calçadas livres de obstáculos. Foram considerados obstáculos elementos como postes e vegetação que não respeitem um vão mínimo de 80 centímetros para passagem, além de buracos ou desníveis.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *