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Inscreva-se na 4ª edição do curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio”!

Capacitação de educadores aborda a integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares, com ênfase na Educação para o Trânsito

O curso on-line e gratuito “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: Integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT” está com inscrições abertas a partir de 19 de agosto, quando, também, ocorre a abertura dos módulos. Realizada via Plataforma AVAMEC, a capacitação é voltada para educadores e gestores do Ensino Médio. As inscrições seguem abertas até 20 de setembro, e o curso pode ser finalizado até 11 de outubro.

Contemplando as problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio, o conteúdo da capacitação é voltado à integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares. O foco, contudo, é a Educação para o Trânsito, por meio do Programa Conexão DNIT, e a consolidação do protagonismo juvenil e da formação cidadã. A importância dessa temática é reconhecida desde 2018, quando a abordagem da Educação para o Trânsito, em toda Educação Básica, passou a ser preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso em mente, os conteúdos e as atividades do curso foram divididos em quatro módulos:

  • Módulo I – Educação problematizadora no Ensino Médio e o trânsito como tema transversal;
  • Módulo II – As juventudes no Ensino Médio e as experiências juvenis no trânsito;
  • Módulo III – O planejamento no Ensino Médio: mapeando experiências de Educação para o Trânsito;
  • Módulo IV – Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio para a práxis no trânsito.

Essa é uma iniciativa desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC). Além desse curso, o Programa Conexão DNIT disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos transversais de Educação para o Trânsito, com atividades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que podem ser baixadas ou acessadas on-line por meio do portal web e do aplicativo (Android e iOS) do Programa.

 

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Curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: Integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT”

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/15314/informacoes

Certificado: 80h.

Duração: 19/08/2024 até 11/10/2024.

Data limite para inscrições: 20/09/2024.

Público-alvo: educadores do Ensino Médio e gestores escolares.

E-mail: conexaodnit@labtrans.ufsc.br.

WhatsApp: (48) 99810-1717.

 

Objetivo geral

Capacitar educadores do Ensino Médio para a utilização de estratégias didáticas que buscam aperfeiçoar as práticas docentes, integrando os temas contemporâneos transversais aos saberes escolares e às problemáticas de jovens estudantes do Ensino Médio, mantendo o foco na Educação para o Trânsito mediada pelo Programa Conexão DNIT e consolidando o protagonismo juvenil e a formação cidadã.

 

Objetivos específicos

  • Identificar situações de aprendizagem que tragam as possibilidades de problematização da realidade como um meio para a realização de atividades pedagógicas, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam os saberes escolares aos temas contemporâneos transversais, em especial à Educação para o Trânsito, e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes e da organização do trabalho docente;
  • Considerar, nas experiências juvenis no trânsito, um caminho para a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito, utilizando diferentes estratégias didáticas que articulam transversalidades do conhecimento e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes;
  • Organizar o processo de planejamento docente considerando a realização de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito que possuem diferentes estratégias didáticas, que articulam a transversalidade do conhecimento e que oportunizam a ação intencional no espaço de vivência dos estudantes;
  • Experienciar alternativas de inovação pedagógica por meio da realização de atividades de Educação para o Trânsito, bem como analisar o resultado das atividades no contexto da ação docente, sob o ponto de vista da promoção da formação cidadã e da participação social dos estudantes.

 

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Notícia enviada pelo DNIT.

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