Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.
O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.
DESTAQUE NO OBSERVABICI

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
- Conteúdo: ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país
- Mantenedor: ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui

Grupo de Trabalho Infraestrutura a UCB
- Conteúdo: Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir soluções, prestar assessoria e realizar atividades respeitantes à infraestrutura viária para o uso da bicicleta
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI
O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE INFRAESTRUTURA
INSIRA INFRAESTRUTURA
Notícias relacionadas

Ministério Público cobra informações da CEB sobre iluminação de ciclovias
Ciclistas registraram a dificuldade de pedalar à noite. Em Ceilândia, há também um outro problema: um estacionamento no meio da ciclovia. Após a reportagem, a Secretaria de Mobilidade respondeu que já fez um levantamento desse continue lendo…

Quanto menor a renda, maior a distância entre a população e as ciclovias
A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, barato e rápido para acessar direitos como saúde e educação, aponta o Projeto Acesso a Oportunidades, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, pedalar continue lendo…

Estacionamento seguro para bicicletas é aposta de startup em São Paulo
O empresário Daniel da Silva resolveu criar um serviço de estacionamento de bike: “Toda ideia da startup surgiu de uma necessidade pessoal. Durante minha atividade diária, minha dificuldade era encontrar um lugar seguro para estacionar continue lendo…

Mulheres pedalando – Sinônimo de cidade ciclável
Mas a Comunidade Científica Americana tem uma base interessante para definir uma cidade ciclável: a quantidade de mulheres pedalando. Isso se deve ao fato das mulheres, em geral, não correrem tantos riscos quanto os homens. continue lendo…

Estados Unidos de costa a costa: nova ciclovia com 6000 km percorre 12 estados
A trilha multiuso vai de Washington DC, no leste, até ao estado de Washington, na costa do Pacífico. Lançada em maio de 2019, a rota conectará mais de 145 caminhos existentes. Até agora, mais de continue lendo…

Projeto exige que prefeituras fixem percentual mínimo de ciclovias e ciclofaixas nas cidades
O Projeto de Lei 5367/20 exige que planos e obras de construção, ampliação ou adequação de vias urbanas definam um percentual mínimo de ciclovias ou ciclofaixas nas cidades. O texto, que tramita na Câmara dos continue lendo…

Prefeito Edmilson Rodrigues promete ‘fazer de Belém a capital nacional das bicicletas’
Além disso, o prefeito recém-eleito promete dedicar grandes recursos – incluindo, provavelmente, seus conhecimentos de arquitetura – para transformar a cidade na capital nacional das bicicletas. “Vamos fazer de Belém a capital nacional das bicicletas, no continue lendo…

Mapa do sistema cicloviário de Florianópolis quase dobrou em três anos
Aos poucos, o mapa cicloviário da Capital vai ganhando novos contornos. Na última semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a realização de obras estruturais que ofertarão mais alguns quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas. Nos continue lendo…

Malha cicloviária segue em lento crescimento nas cidades brasileiras
A capital brasileira com a maior malha cicloviária é São Paulo: 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Na parte de baixo dessa tabela, encontramos Macapá, com apenas 11 km, continue lendo…

Proteger o ciclista
A despeito do quadro negativo, ao menos a situação vem melhorando ao longo dos últimos anos –muito em razão da pressão de associações civis dedicadas ao tema, reconheça-se. A maior parte dos avanços ocorreu na continue lendo…