Coronavírus | Emergenciais | infraestrutura cicloviária | Transporte público
Idec sugere redução de tarifas de ônibus fora do pico e ciclofaixas emergenciais
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) enviou carta aos ministérios da Saúde e Desenvolvimento com 24 recomendações que devem ser repassadas a prefeituras para o transporte na pandemia. Entre as sugestões, estão redução de tarifas de ônibus fora dos horários de pico e criação de ciclofaixas e áreas para pedestres emergenciais para estimular outros modos de deslocamento, além do coletivo.
O documento ainda aponta que os transportes públicos precisam de fontes de financiamento extra-tarifários e que o Governo Federal deve ajudar. “Em dezembro o presidente da República vetou o projeto de lei que previa um auxílio emergencial para o setor e não propôs nada no lugar. Uma decisão irresponsável, pois o transporte público é um serviço essencial. Não tem como parar. Se continuarmos assim veremos o caos e as mortes aumentarem ainda mais”, disse em nota o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Diário do Transporte
- Data de publicação original: 25/05/2021
- Endereço: Clique para acessar