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IBGE aponta que somente 5 milhões vivem em vias por onde só circulam bicicletas

Em 2022, 158,1 milhões de pessoas viviam em ruas com capacidade máxima de circulação, que permitiam a passagem de ônibus e caminhões, enquanto cinco milhões estavam em vias por onde só circulavam bicicletas. As disparidades na capacidade de circulação das vias no Brasil aparecem na Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto com o Censo Demográfico 2022.

Esta foi a primeira vez que o IBGE investigou a capacidade máxima de circulação das vias. Essa condição permite o acesso a serviços públicos como coleta de lixo, ambulância e bombeiros. Por outro lado, a presença desses serviços públicos é mais difícil nas ruas em que a circulação é mais restrita, apenas para bicicletas, motocicletas e pedestres.

Se na média brasileira, o percentual de moradores em ruas com capacidade máxima de circulação é de 90,8%, essa fatia varia, na análise por Estados, entre 76,9% no Amapá e 98% em Tocantins e Mato Grosso do Sul.

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