Santa Catarina | Sinistro fato | Violência viária
Florianópolis, a cidade onde o carro domina e os ciclistas morrem atropelados
Apesar de ser apontada como uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, Florianópolis dá sinais claro de que a lógica está invertida. Quando se pensa em uma vida saudável, não há como entender que uma cidade onde os carros são priorizados é um local onde as pessoas possam estar num ambiente totalmente favorável. Pelo contrário, ainda mais quando quem busca viver com qualidade é vítima. Foi o que aconteceu com Alexandre Palma, 57 anos, atropelado enquanto andava de bicicleta, na SC-401, no domingo passado, 20 de outubro (veja abaixo fotos dos acidentes do final de semana).
Estes episódios se somam a vários outros nos últimos anos em Florianópolis. Pessoas atropeladas enquanto pedalavam, ou até corriam. Foram casos menores que não ganha publicidade. Mas todos unidos por um só motivo: a Capital catarinense prioriza carros e exclui bicicletas. Nem mesmo a Via Amiga do Ciclista, criada para protegê-los, consegue mais manter os ciclistas ilesos.
Enquanto o recado da cidade for este, seja por parte das autoridades e dos demais cidadãos, os problemas de mobilidade seguirão sendo os mesmos. Um lugar onde o carro domina, não há como exigir que outros modais ganham espaço. Em Florianópolis, atualmente, só pedala quem decide enfrentar o perigo.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: ND+
- Data de publicação original: 25/10/2024
- Endereço: Clique para acessar