| | |

Faça ciclovias e eles virão… Se forem protegidas, mais ainda

Ciclovias protegidas – no Brasil também se diz segmentadas – são infraestruturas cicloviárias fisicamente separadas do tráfego motorizado por meio-fios, barreiras, vegetação ou estacionamento de veículos. Esse tipo de faixa reduz o risco de colisões e o nível de estresse percebido pelos ciclistas.

Quando se investe em estruturas assim e em trajetos seguros para quem pedala, o número daqueles que escolhem a bicicleta para se deslocar aumenta muito. É o que aponta uma nova pesquisa liderada por Nicholas Ferenchak, da Escola de Engenharia da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado em artigo na revista científica Nature, revela que ciclovias protegidas levam quase o dobro de ciclistas em comparação às ciclovias padrão. O universo do estudo foi bem abrangente: foram analisados mais de 14 mil quarteirões em 28 cidades norte-americanas ao longo de seis anos.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *