| | |

Estratégia Nacional para a Bicicleta de Portugal cumpre cinco anos, sem motivos para festejos

A 2 de Agosto, a National Strategy for Active Cycling Mobility (ENMAC) 2020-2030 completou cinco anos. É verdade que, neste período, houve avanços em algumas medidas. Mas, em cinco anos, com escassos recursos e sem liderança política, os principais constrangimentos identificados não foram ainda resolvidos e a implementação da Estratégia, no seu todo, tem progredido a um ritmo muito aquém do necessário para corresponder aos objectivos traçados.

Até 2030, deverá haver mais de 500 mil ciclistas quotidianos em Portugal. Considerando também os objectivos da Estratégia para a Mobilidade Pedonal (ENMAP 2030), as duas Estratégias em conjunto pressupõem que, no final da década, mais de mil milhões de movimentos pendulares sejam feitos anualmente em modos activos. Contudo, é hoje certo que a ENMAC falhará largamente as metas intermédias para 2025, o que intensifica a urgência de decisões políticas decisivas e imediatas.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *