fake news | Governo Federal | tributos
É falso que governo federal vai cobrar IPVA sobre bicicletas

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.
Falso
- O governo federal não vai cobrar IPVA sobre bicicletas. O artigo 12, da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 996/2023, determina que equipamentos de mobilidade individual autopropelidos (que utilizam um sistema de propulsão próprio para se mover, como bicicletas tradicionais e skates, por exemplo) e bicicletas elétricas não são sujeitos ao registro, ao licenciamento e ao emplacamento para circulação nas vias.
- Não há nenhum indício de que o regramento do Contran terá alteração. Uma busca em veículos de imprensa não trouxe notícias sobre o assunto, um indicativo de que o tema foi inventado.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Lupa
- Data de publicação original: 25/06/2025
- Endereço: Clique para acessar