|

Duplicação de ciclovias: uma urgência tão grande quanto a expansão de avenidas?

O crescimento no uso de bicicletas, aliado à falta de expansão e manutenção das ciclovias, tem contribuído para o aumento de acidentes. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) mostram que ciclistas estão entre os grupos mais vulneráveis no trânsito, especialmente em áreas onde a infraestrutura cicloviária é precária ou inexistente.

Estudos indicam que ciclovias bem projetadas podem reduzir drasticamente a frequência e a gravidade dos acidentes envolvendo ciclistas. Mas, para isso, é necessário tratar a mobilidade ativa com a mesma seriedade com que tratamos o transporte motorizado.

No Brasil, ainda estamos longe desse cenário ideal. Ciclovias são frequentemente vistas como secundárias, e os investimentos nessa infraestrutura não acompanham a crescente demanda. Além disso, as existentes precisam ser revistas e integradas, para que possam atender de forma eficiente ao volume de usuários.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *