Curso inaugura a Rota Centro-Serra de cicloturismo

O primeiro passo para a implantação de uma rota de cicloturismo na região – a Rota Centro-Serra – será dado no próximo dia 27, a partir das 13 horas, com um curso básico de mecânica de bicicletas. A atividade, que seguirá as orientações para eventos em tempos de pandemia, acontece no Sítio Pedagógico Paraíso, em Rio Pardinho (RSC-471, quilômetro 101).

O curso terá cinco horas de duração e será dividido em duas etapas (teoria e prática). Seu objetivo é instrumentalizar os ciclistas a pedalarem de forma autônoma por meio de noções básicas de mecânica e manutenção de suas bicicletas. A Rota Centro-Serra de cicloturismo será dividida em etapas.

A primeira, que se inaugura no dia 27, com o curso de mecânica de bicicletas, será a Etapa Rio Pardinho. Ela começa em Santa Cruz do Sul e segue até Sinimbu, com opções de caminhos por acostamento asfaltado e terra. Os cicloturistas que percorrerem o trajeto carimbarão passaportes em estabelecimentos parceiros da iniciativa distribuídos desde o Centro de Santa Cruz do Sul até Sinimbu.

Estes locais, em fase de cadastramento, estarão identificados com placas onde estará escrito a frase “Empresa Amiga da Bicicleta”. Segundo Luiz Faccin, organizador do evento e membro da diretoria da Associação Gaúcha de Cicloturismo, a opção por uma oficina como forma de inaugurar a primeira etapa a Rota Centro-Serra de cicloturismo não é casual. “Tão importante quanto pedalar é saber consertar a própria bicicleta, em caso de pane, garantindo, dessa forma, passeios mais tranquilos e autossuficientes”, explica.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *