| |

Curitiba comemora aniversário com aumento de 16% em deslocamentos com bikes compartilhadas em 2025

No primeiro trimestre ano, curitibanos já percorreram mais de 450 mil quilômetros pedalando

 

São Paulo, 28 de março de 2025 – Curitiba está prestes a comemorar 332 anos, e além de ser uma capital que concentra mais de três séculos de história e cultura, também é uma cidade que avança em pautas contemporâneas. Questões como a mobilidade urbana e a descarbonização do município ganham cada vez mais espaço e não se restringem às discussões da esfera pública, fazem parte do dia a dia dos curitibanos. Um exemplo disso é a popularidade do sistema de bicicletas compartilhadas. No ano passado, o serviço contabilizou mais de 1 milhão de deslocamentos e a tendência de crescimento continua em 2025. No primeiro trimestre, o número de deslocamentos aumentou 16% em comparação com o mesmo período de 2024 e soma mais de 450 mil quilômetros rodados.

Entretanto, os dados trimestrais não apenas refletem a adesão ao modal compartilhado, mas também contribuem para uma economia potencial significativa de 31 toneladas de CO2, o que equivale a mais de 220 árvores poupadas e demonstra o impacto positivo e tangível dessa alternativa de mobilidade na redução da pegada de carbono da cidade já nos primeiros meses do ano. Desde o lançamento da praça, as bikes vêm contribuindo com a capital e melhores condições de deslocamento das pessoas e turistas.

“Curitiba se destaca como uma cidade modelo para o país quando se trata de urbanismo e sustentabilidade e isso faz com que inovações em mobilidade urbana sejam bem-vindas para a manutenção contínua desse case de sucesso” comenta Nicole Barbieri, diretora de comunicação da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina. “A bicicleta tem um grande potencial para ser um meio de transporte cada vez mais utilizado nas grandes metrópoles, pois mais de 60% das viagens realizadas em grandes centros urbanos percorrem uma distância que varia entre 2,5 e 5 quilômetros, ou seja, trata-se de uma distância pequena e que pode ser percorrida via ciclomobilidade”.

Além dos benefícios coletivos, a bicicleta compartilhada também proporciona melhorias no âmbito pessoal com a melhoria na qualidade de vida; assunto muito valorizado pelos curitibanos. De acordo com informações da Tembici, 44% das pessoas entrevistadas em Curitiba querem priorizar a saúde e o bem-estar físico e mental no decorrer de 2025 e 100% afirmaram o desejo de se exercitar mais nos próximos meses. Nesse contexto, o serviço surge como uma solução por ser um exercício acessível e prático. Para 53% dos respondentes da capital, a bike os ajudará a alcançar as metas de 2025, pois favorece a prática regular de exercício físico ao mesmo tempo que reduz o estresse do dia a dia.

 

___________________________

Fonte: Notícia enviada pela Assessoria de Imprensa da Tembici

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *