Cicloativismo | Coronavírus | Economia
Com alta da gasolina, uso de bicicletas se torna cada vez mais frequente em Blumenau
Com a alta no valor do combustível, consumidores têm procurado alternativas para diminuir os custos mensais. Mesmo após a Petrobras anunciar uma redução no preço da gasolina, o produto já sofreu seis aumentos apenas em 2021, valor três vezes maior que o de reduções até o momento do ano.
Além do aumento no uso do GNV nos carros, o mercado de bicicletas também tem sido amplamente explorado pelos consumidores. As bikes também estão mais constantes nas ciclovias da cidade. Segundo a Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC) isso acontece não só pelo aumento no combustível, mas pela independência na mobilidade.
Conforme informações da ABC, durante a pandemia, as pessoas não puderam contar com o transporte público da cidade, que permaneceu com horários reduzidos. Segundo Giovani Seibel, coordenador administrativo da ABC, durante o dia é notório um aumento no número das bicicletas para se deslocar até o trabalho.
Ainda de acordo com Giovani, o número de bicicletas poderia ser ainda maior, mas o risco de pedalar junto a calçada, afasta muitas pessoas do transporte. Conforme explica o coordenador, a falta de uma ciclofaixa obriga o ciclista a compartilhar o bordo da via com os automóveis, que muitas vezes não respeitam a distância de 1,5 metros.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: O Município
- Data de publicação original: 03/04/2021
- Endereço: Clique para acessar