Justiça social | Solidariedade | Voluntariado
Coletivos de bicicletas partem para o voluntariado em ações sociais
Por Milo Araújo.
O trabalho voluntário é uma forma de se envolver em ações que beneficiam causas que estão, muitas vezes, ignoradas pelo poder público. Recentemente tivemos um caso onde a entrega de alimentos, na região conhecida como Cracolândia, em São Paulo (SP), para pessoas que estão em situação de rua e dependentes químicos foi impedida pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Eles usam do argumento que se eles não receberem os alimentos, sairão de lá. Mas isso não é bem assim.
A questão é mais profunda e tem muita relação com a má administração do poder público, da falta de iniciativas na saúde e de corrupção. De quem tem altos ganhos com essa situação e se encontram em lugar de grande poder, ao ponto de conseguir manipular toda essa situação, fazendo com que essa situação se perpetue puramente para ganhos próprios. No Brasil, o voluntariado está ligado principalmente à atuação de organizações religiosas, como esta, que é coordenada pelo padre Julio Lancellotti, e que foi duramente criticada duramente por uma deputada que deveria não criticar, mas sim viabilizar soluções para que não haja necessidade de ações como essa.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: UOL Ecoa
- Data de publicação original: 20/08/2021
- Endereço: Clique para acessar