Europa | Infraestrutura | Internacional | Sustentabilidade
Ciclovias solares são o próximo nível da mobilidade verde
E se as ciclovias que usamos para circular em modo mais ecológico pudessem também produzir energia? É aquilo a que se poderia chamar a cereja no topo do bolo da mobilidade sustentável. E já não é mera ficção. A par da rápida expansão das ciclovias nas cidades europeias, estão também a chegar as ciclovias solares. Depois de alguns projetos-piloto vanguardistas realizados na Holanda e na Polónia, foi agora a vez da Alemanha inovar nesta matéria.
Na cidade de Freiburg, que aposta na sustentabilidade e produz 52MW de energia solar através de painéis fotovolticos, foi inaugurada este ano uma pista muito particular. A ciclovia até ao recinto da feira da cidade, a duas horas de Estugarda, foi coberta com painéis solares transparentes de vidro e alumínio, formando um teto. São mais de 900 painéis de vidro translúcido capazes de gerar cerca de 280MWh de energia solar por ano e, ao mesmo tempo, proteger os ciclistas do sol e da chuva.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Diário de Notícias
- Data de publicação original: 13/09/2023
- Endereço: Clique para acessar