Cicloturismo | Circuito | Minas Gerais
Cicloturismo: uma rota em torno da capital mineira e de um vulcão
Das rotas de cicloturismo de Minas, duas têm o marketing turístico pronto: a Rota do Vulcão, inaugurada em 25 de setembro na região de Poços de Caldas, único trajeto no mundo a ser feito ao redor de uma caldeira vulcânica, e o Circuito Uai, na região metropolitana de Belo Horizonte, um dos maiores percursos de cicloturismo da América Latina, com 1.040 km de extensão.
O idealizador da Rota do Vulcão é o ciclista Arison Siqueira, presidente da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC). Após viagens de longo curso em diversos circuitos de cicloturismo, ele percebeu o potencial da região para a atividade. Para criar a rota, Siqueira se concentrou no tema. Depois de muitas pesquisas, observou que seria possível fazer uma rota ao redor da caldeira vulcânica da região, com cerca de 80 milhões de anos. Na caldeira, segundo Siqueira, estão 15 cidades e distritos (vide mapa nesta página).
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Tudo em dia
- Data de publicação original: 19/10/2021
- Endereço: Clique para acessar