| | |

Ciclofaixa de Lazer incentiva uso da bicicleta e respeito entre modais

Incentivando o respeito entre os diversos modais e a utilização da bicicleta como meio de transporte, a Prefeitura de Fortaleza realiza, no último domingo de fevereiro, mais uma edição da Ciclofaixa de Lazer. O tradicional evento ciclístico oferta três rotas para pedalar pela cidade de 6h às 12h com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza.

O ponto de apoio localizado na Cidade da Criança receberá atividades educativas para toda a família a partir de 8h. A programação começa com o Jogo Gigante do Tabuleiro de Trânsito, no qual a criançada poderá aprender sobre as regras de circulação, e o Minicircuito de Bike Infantil, que simula o tráfego compartilhado e conscientiza sobre as normas de circulação que devem ser obedecidas. No local, haverá também distribuição de plaquinhas para bicicleta. 

Os pontos de apoio distribuídos nas três rotas de percurso são o Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy; Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese; e Anfiteatro do Parque do Cocó, no Cocó. Neste último, a equipe da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) entregará mudas medicinais e ornamentais para os presentes. Os ciclistas também terão o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestará suporte aos ciclistas em caso de necessidade.

 

Rota leste

A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu até a Rua Andrade Furtado, seguindo pela Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, seguir para a Rua Carlos Vasconcelos até a Rua Pinto Madeira seguindo até a Cidade da Criança.

 

Rota oeste

A rota oeste vai ligar o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó. 

 

Rota sul 

A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, seguir pela Av. Domingos Olímpio (podendo se conectar com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar – ciclovia paisagística – pela Rua Carlos Vasconcelos) até a Rua Solon Pinheiro, seguindo para a Cidade da Criança e se conectando à rota leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Prefeitura de Fortaleza
  • Data de publicação original: /2023
  • Endereço: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/ciclofaixa-de-lazer-incentiva-uso-da-bicicleta-e-respeito-entre-modais

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *