Aplicativo | Tecnologia | Violência viária
Ciclistas e pedestres poderão estar mais protegidos nas ruas com auxílio da tecnologia
Usuários vulneráveis no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões, peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de fatalidade são elevados no caso de intercorrência, às vezes mesmo sem colisão direta pois um ciclista pode se desequilibrar até por deslocamento do ar. Por isso os códigos de trânsito tanto no Brasil quanto no exterior exigem manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre carros e bicicletas.
O Conselho Europeu de Segurança Viária calcula em 80% os casos de morte quando um acidente ocorre em estradas entre veículos e usuários vulneráveis. Bicicletas que contam com assistência elétrica ao pedalar são rápidas e cansam menos os ciclistas, tornando-se assim populares. Na Alemanha a fabricante de autopeças e pneus Continental se uniu à empresa de telecomunicações Deutsche Telekom para criar um sistema que possa dar maior segurança e evitar acidentes.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Carsughi
- Data de publicação original: 05/07/2021
- Endereço: Clique para acessar