divisão modal | Infraestrutura | Pesquisa
Ciclistas brasileiros usam a bicicleta mais de cinco vezes por semana e não pedalam mais porque faltam ciclovias

O ciclista brasileiro usa a bicicleta predominantemente como meio de transporte, pedala cinco ou mais vezes por semana e não utiliza a bike ainda mais por medo do violento trânsito do País e devido à pouca e ruim malha cicloviária das cidades.
Essas são algumas das conclusões da quarta edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, organizada pela Transporte Ativo e Observatório das Metrópoles, com apoio do Itaú Unibanco. A pesquisa ficou em primeiro lugar no Prêmio Bicicleta Brasil 2024, do Ministério das Cidades, na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”.
Ao todo, mais de 11 mil ciclistas foram entrevistados em 18 cidades de diferentes tamanhos, distribuídas por quatro regiões do País: Fortaleza-CE, João Pessoa-PB, Recife-PE, Salvador-BA, Natal-RN, Manaus-AM, Belém-PA, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Niterói-RJ, Paranaguá-PR, Petrolina-PE, Juazeiro-BA,Araucária-PR, Campos dos Goytacazes- RJ, Cruzeiro do Sul-AC,, Seropédica-RJ e Volta Redonda-RJ.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: JC
- Data de publicação original: 10/02/2025
- Endereço: Clique para acessar