| | |

Bike sem Barreiras promove inclusão e lazer a pessoas com deficiência em Fortaleza

O projeto Bike sem Barreiras realiza, neste sábado (22/10), a partir das 8 horas, mais uma edição. A iniciativa oferece uma nova realidade de lazer e integração com o espaço público às pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou autismo.

Realizado desde setembro do ano passado, o programa já está consolidado no calendário de esporte e lazer de Fortaleza. Os passeios inclusivos ocorrem quinzenalmente, de 8h às 12h, ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível, na Praia de Iracema. Para participar, o cadastro deve ser realizado diretamente no local, sem necessidade de agendamento prévio.

A população tem acesso a três modelos de bicicletas adaptadas. Uma handbike, que é um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; uma bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante; e a ‘The Duet’, uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira, voltada para usuários com tetraplegia ou deficiência múltipla com até 120 quilos.

Os usuários contam ainda com o suporte de profissionais e alunos do curso de fisioterapia da Uninassau, disponíveis para orientá-los e conduzir as bicicletas, quando necessário.

 

Participação especial

Na mesma data, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promoverá um passeio para o programa Praia Acessível com 19 pessoas com deficiência que são beneficiadas com o cartão gratuidade no transporte público urbano na Capital.

O cartão oferece a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com deficiência seja com acompanhante ou não. Mensalmente, a Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis) reúne os beneficiários do cartão para realizar essa “viagem”.

Para solicitar o cartão gratuidade, é necessário agendar o atendimento presencial na sede da Etufor ou ser representado por responsável legal para verificar se atende aos pré-requisitos para ser contemplado. Além de atestar a deficiência, é preciso comprovar que não possui renda para se inscrever e apresentar os documentos exigidos. O agendamento deve ser feito pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br.

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *