Carga | CARGUEIRAS | CICLOENTREGA | Logística
Bicicletas de carga: o futuro da logística urbana?
De acordo com o Euronews, na Europa estima-se que até 50% das viagens motorizadas para transporte de mercadorias nas cidades poderiam ser efetuadas por bicicletas. No entanto, esta mobilidade envolve também alguns desafios, desde logo relacionados com a capacidade de carga e de distância. Entregas de grande dimensão e de longa distância não podem, pois, ser asseguradas por bicicletas, mas são ideais para as entregas de last mile, que constituem a maioria das encomendas online.
Outra questão suscitada prende-se com a necessidade de criação de microcentros, estruturas consideradas essenciais para garantir a eficiência e a relação custo-eficácia do uso das bicicletas de carga. Contudo, nas zonas de densidade mais elevada, onde fazem mais sentido para gerir os pontos de recolha e os destinos, os terrenos são mais caros, o que pode inviabilizar o investimento.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Supply Chain
- Data de publicação original: 24/09/2024
- Endereço: Clique para acessar