Workshop “Melhores práticas de mobilidade urbana” – Ciclo 2020-2021

Data do início do evento

23/03/2021

Data do final do evento

24/03/2021

Hora do evento

11:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

UITP – Latin America

Palavra chave 1

Boas práticas

Palavra chave 2

Comunicação

Palavra chave 3

Coronavírus

Palavra chave 4

Internacional

Palavra chave 5

mobilidade urbana

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

A Pandemia do Covid19 – mais mudanças no 3º ciclo – 2019-2021

A decretação da Pandemia do novo coronavírus em março de 2020 mudou radicalmente o cenário do mundo onde atua o setor, tendo sido ele muito afetado pela paralização das atividades econômicas com a respectiva redução das receitas do setor. Num primeiro momento o Programa deu ênfase a divulgação das medidas de ajustes dos serviços as exigências sanitárias e zelando pela coerência e consistência da sua comunicação com todos os segmentos envolvidos.

Neste momento precisamos ir além e o Programa se dispõe a ser um instrumento a favor das mudanças necessárias ao setor, identificando e reconhecendo as práticas consolidadas durante a pandemia e aquelas que apontam para soluções pós pandemia, que respondam as mudanças em curso na sociedade, no mundo do trabalho e nos hábitos de costume.

A retomada das categorias para registro das experiências está mantida, pois elas podem ajudar aos interessados na escolha da ênfase presente em cada experiência. Desta forma as experiências podem ser enquadradas nas seguintes categorias:

  • CATEGORIA 1 – COMUNICAÇÃO E MARKETING – RECUPERAR A CONFIANÇA NO SETOR E PRIORIZAR AS NECESSIDADES DOS CLIENTES – Práticas no atendimento as exigências sanitárias; ações para melhorar o conhecimento sobre as expectativas e demandas dos clientes – pesquisas, Bancos de Dados; novos serviços ajustados a novas demandas; melhoria nas condições de integração multimodal; atendimento aos segmentos vulneráveis – mulheres, idosos, portadores de deficiência; relacionamento com as organizações da sociedade e com a mídia – imprensa tradicional, canais próprios e redes sociais.
  • CATEGORIA 2 – GOVERNANÇA – AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E EQUILIBRIO ECONOMICO PARA GARANTIR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS – Práticas que geraram redução de custos e desperdícios, capacitação de colaboradores; melhoria nos resultados dos serviços – número de viagens, pontualidade; ações para obtenção de recursos não tarifários e/ou subsídios para as tarifas; criação de tarifas para serviços especiais durante a pandemia.
  • CATEFORIA 03 – VALORES INSTITUCIONAIS – INOVAÇÃO PARA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS E REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS – Práticas que geraram – melhoria no acesso as informações por meios digitais; participação em campanhas para reciclagem de resíduos; divulgação de inciativas para a redução da poluição e a mudança da matriz energética.

Participação

O convite está aberto a todos os atores envolvidos nas diferentes etapas da cadeia de fornecimento de transporte público e atividades relacionadas a gestão da mobilidade urbana, incluindo:

– Autoridades e governos nacionais, regionais e locais – Operadores de todos os modos de transporte – metros, ônibus, ciclovias, – Gerentes de  tráfego e infraestrutura para pedestres e portadores de deficiências, – Empresas de tecnologia e de aplicativos destinados a mobilidade urbana  – investidores e fornecedores da indústria e de serviços, – Academia e os pesquisadores – Associações laborais e de usuários.

A participação no Programa pode se dar ao longo do processo segunto o calendário abaixo, e cada organização participante pode inscrever até 2 Projetos individuais ou em parceria com outras, em cada uma das categorias, por meio de formulários que estarão disponiveis no site do UITP – Divisão America Latina, a partir de maio de 2021.

Os projetos serão submetidos a Banca de Jurados que fazem parte do Comitê de Especialistas formado por profissionais que trabalham em diferentes setores de comunicação e marketing nos países do continente. Esta rede latinoamericana tem por objetivo promover o intercambiio de experiências e a promoção das atividades destes profissionais.

Calendário atualizado

O calendário do programa prevê as seguintes datas:

  • 23 de março de 2021 – Lançamento do Programa
  • Abril de 2021 – Eventos regionais e lives
  • Maio de 2021 – Publicação dos formulários de inscrição de experiências
  • 29 e 30 de junho de 2021 – Sessão no Seminário Regional da Divisão UITP Latino America
  • 15 de outubro de 2021 – Prazo final para inscrição de experiências
  • 02 de dezembro – Anúncio dos Premiados no Programa Melhores Práticas 2020-2021