Saúde mental das diferentes mulheres que se deslocam diariamente pelas cidades brasileiras

Data do início do evento

29/03/2022

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Palavra chave 1

Acessibilidade

Palavra chave 2

Aspectos sociais

Palavra chave 3

dia das mulheres

Palavra chave 4

Gênero

Palavra chave 5

Mobilidade

Palavra chave 6

Mulher

Palavra chave 7

UCB

Descrição

Webinar do GT Gênero da UCB

Como tradição, teremos nosso encontro no mês de Março para debater e refletir sobre o espaço das mulheres na cidade, trazendo pautas feministas e convidadas essenciais para a troca.
Nesse encontro teremos a mediação de Luise Reis, coordenadora do GT Gênero e vice-presidenta da comissão de Direito, Diversidade Sexual e Gênero da OAB Bahia.
.

Tema: Saúde mental das diferentes mulheres que se deslocam diariamente pelas cidades brasileiras

.

Convidadas:
◾ Alessandra Almeida – Psicóloga, especialista em Psicologia de Trânsito e Saúde Coletiva. Mestra em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos – PPGneim/UFBA. Vice Presidenta da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAPSIT/BA. Membra do OBMOBSSA.
◾ Ruth Costa – Mulher negra, periférica, Técnica em segurança do Trabalho, Diretora presidenta da União de Ciclistas do Brasil, voluntária da rede Bike Anjo, integrante do coletivo @Paráciclo e uma das idealizadoras do projeto @pedalamanaa e projeto Perifa na Pista que tem o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda, fotociclista e atualmente trabalhando pela mobilidade sustentável.
◾ Sandra Ramalhoso – Nascida em 15/11/1963, contraiu poliomielite com quatro meses. Musicista de formação. Professora aposentada. Em 2005 participou da criação da Associação de Sobreviventes da Pólio e que desenvolveram a Síndrome Póspólio – ABRASPP. Em 2022 assumiu a presidência da G-14 com o mesmo público alvo. Conselheira Titular no CMTT – Conselho Municipal de Transporte e Trânsito na cadeira da Pessoa com Deficiência de 2022-2024; Participante na ABNT para construção de veículos urbanos para transporte público e da 9050. Conselheira suplente do CMPU – Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo desde 2020.
◾ Zuleide Feitosa – Professora substituta da Universidade de Brasília-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasília – UnB (2017). Fez doutorado sanduíche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestão da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia – Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Ps✨icologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, docência, pesquisa e clínica. Pós-doutoramento em mobilidade, e transportes, por meio do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território. Pós-doutorado na Universidade de Aveiro-Portugal.
.
     
.
     
.