Pedalada Negritude Cicloativista

Data do início do evento

30/11/2021

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Presencial

Estado do evento

Minas Gerais

Cidade do evento

Belo Horizonte

Local do evento

Praça Raul Soares

Instituição organizadora

Terça das Manas

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Consciência Negra

Palavra chave 3

Feminismo

Palavra chave 4

Gênero

Palavra chave 5

Mulher

Palavra chave 6

NEGRITUDE

Palavra chave 7

raça

Descrição

A Terça das Manas, grupo de cicloativistas de Belo Horizonte, organiza a Pedalada Negritude Cicloativista, como forma de valorizar e respeitar a memória da população negra da cidade. O tema do pedal será Um Giro pela Memória Negra e convida as participantes a conhecerem os pontos de BH que guardam a história da cultura negra, como o Quarteirão do Soul, Monumento Zumbi e o Viaduto Santa Tereza.

Promovido pelo grupo de mulheres da Terça das Manas, a pedalada marca o mês da Consciência Negra. O ato será no dia 30, terça-feira, destinado exclusivamente a participação das mulheres, com concentração na Praça Raul Soares a partir das 19h e partida do pedal às 20h.

Negritude Cicloativista

“Como construir um pedal antirracista?” A busca por respostas a essa pergunta e a reflexão sobre a baixa participação das negras na Terça das Manas motivou as mulheres do grupo a compartilharem narrativas sobre as experiências dos corpos negros com a bicicleta. Esse movimento foi o início da Negritude Cicloativista, movimentação, em especial, das mulheres negras da Terça das Manas que contagiou as demais participantes do grupo.

A partir da fala e da escuta sobre as cenas do contexto social, profissional e cultural, essas mulheres fortalecem a construção das suas próprias identidades. Para isso, o aquilombar-se passou a ser atitude afetiva e cotidiana de (re)existir com liberdade.

Que a coletividade desse grupo atropele o patriarcado e inspirem as pessoas a falar e agir em prol do combate ao racismo.

Terça das Manas

A Terça das Manas(TdM) é um grupo feminista que, desde 2018, une mulheres que buscam companhia para pedalar na cidade.

Formado por ciclistas de diferentes idades, classes sociais, raças e vindas de todas as regiões da cidade, a TdM é um espaço de fortalecimento de vínculos entre mulheres e vem atuando como importante agente no cenário cicloativista belorizontino, especialmente nas pautas de gênero, diversidade e mobilidade urbana.

Para participar é só chegar junto! A atividade acontece toda terça-feira à noite, com saída da Praça Raul Soares, no centro da capital mineira. Os itinerários duram cerca de 2h e são abertos para ciclistas iniciantes e veteranas.