Mobilizando Territórios: Lançamento do GT de MobilizAção

Data do início do evento

11/12/2021

Hora do evento

10:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Fórum Popular da Natureza PCJ SP

E-mail para contato

forumbaciapcjsp@gmail.com

Palavra chave 1

Área verde

Palavra chave 2

Biodiversidade

Palavra chave 3

Mobilidade

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

O Fórum Popular da Natureza, representado pelo Núcleo das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), realizamos ao longo desses quase dois anos de existência (atravessando essa pandemia), diálogos multi e trans temáticos que abordassem conflitos socioambientais vivenciados nos territórios que compõem as Bacias PCJ, bem como experiências inspiradoras para uma compostagem de utopias. Organizamos debates sobre impactos ecossistêmicos de barragens hídricas em nossas bacias, áreas verdes e biodiversidade, mobilidade e mudanças climáticas. Todas partindo da perspectiva de superação da ruptura humano-natureza e da divisão campo-floresta-cidade. E orientadas pela luta anticapitalista, antirracista, antipatriarcal e anticolonial.

Esses diálogos aconteceram por meio de lives abertas (que se propunham a uma disputa de narrativas), e por meio de rodas de conversas em espaços reservados (que se propunham, por sua vez, a reunir possíveis estratégias e táticas para orientar a práxis política). Em todos os caminhos o Núcleo PCJ do Fórum teve como principal horizonte a conjunção e o mapeamento de atores e forças sociais que atuam em nossos territórios. Mobilização, essa, que pode vir a ser potência de vida e de luta! Afinal, só a luta muda a vida.

Organizando aquilo que foi uma decisão coletiva a partir de encaminhamentos retirados desses diálogos, estamos aqui no papel de atender às demandas para a criação e construção de um Grupo de Trabalho, nomeado GT de MobilizAção, que articulará esses atores que se reuniram nessas diversas ocasiões que promovemos. Atores esses que, embora tenham lutas por vezes distintas, são lutas interligadas.

O objetivo desse GT é articular, trocar, sistematizar, refletir e colocar em prática ideias de estratégias e táticas políticas concretas para as questões de – a princípio – áreas verdes, biodiversidade e mobilidade.

Apesar de parecer que esse recorte de temas é restritivo, esses temas, na verdade, se entrecruzam e espraiam. Quando falamos em áreas verdes damos espaço à luta pela biodiversidade, visto que a mata abriga a vida, que é diversa. Também abriga a água, já que a mata protege as nascentes que nos fornecem segurança hídrica. E quando falamos em áreas verdes também falamos em mobilidade, visto que garantir mobilidade é também promover conforto térmico, ar puro, um espaço agradável e o acesso à água potável nas áreas rurais urbanas. É importante lembrar, também, que precisamos pensar sobre a mobilidade não-humana, visto que seres da floresta e seres domesticados transitam pela paisagem que nos cerca. Campo, cidade e floresta comunicam-se.

Percebe como essas problemáticas e demandas por outros mundos possíveis se conversam? Precisamos articulá-las e a proposta é que isso aconteça por meio desse GT. Como serão a forma e o conteúdo desse GT? Não sabemos! Elas serão construídas por nós, incluindo você, caso se sinta em condições de somar.

O convite aqui é para o encontro de fundação desse GT, que tem como objetivo pensar como esse GT será estruturado e como construiremos um calendário de ação para 2022. Mobilizar para agir. MobilizAção!

Segue o link para a sala virtual do evento de lançamento do GT:  https://meet.google.com/ojr-ncyk-qyn

Nos vemos neste sábado, dia 11/12!