Porque e como contar ciclista na cidade?

Data do início do evento

19/09/2023

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Pedagogia Urbana

E-mail para contato

plataformaurbanapb@gmail.com

Telefone para contato

(19) 99323-0535

Palavra chave 1

Contagem

Palavra chave 2

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 3

Mobilidade ativa

Palavra chave 4

Observatório da Bicicleta

Palavra chave 5

Planejamento

Palavra chave 6

UCB

Descrição

Setembro é considerado o mês da Mobilidade Urbana. É um mês para repensar o quanto estamos presos na cultura do carro próprio. Nossas cidades se desenvolveram para que nelas coubessem cada vez mais e mais automóveis. As ruas se alargaram, mas paradoxalmente seu espaço diminuiu para o público. Resultado? Cidades desproporcionais à escala humana

Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre o impacto dos automóveis nas cidades, no meio ambiente e em nossas vidas, o “Enfiando a Linha na Agulha” teve sua primeira edição no ano de 2020, de forma remota, com a proposta de conectar o máximo de pessoas possíveis para debater sobre como podemos criar cidades mais sustentáveis, inteligentes e que cuidam de seus cidadãos, através da Mobilidade Urbana. Uma ação simples de ser realizada mas que necessita de extrema atenção, da mesma forma que o processo de passar uma linha na agulha.

Por isso, o IV Enfiando a Linha na Agulha deste ano tem por objetivo debater sobre a importância de contar ciclistas e como o número deles pode influenciar no planejamento e acelerar a implementação de ciclovias e ciclofaixas na nossa cidade. O evento ocorrerá no dia 19/09, às 19h no canal do Youtube do Pedagogia Urbana, com a presença de três convidados que acreditam no poder da bicicleta como promoção da qualidade de vida e desenvolvimento urbano:

  • Juliana DeCastro – é Bióloga, Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (UVA), Mestre em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ) e Integrante da Planett (Núcleo de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo) onde desenvolve pesquisas sobre gerenciamento da mobilidade, transporte ativo e cicloturismo.
  • Zé Lobo – é Fundador e Coordenador da Associação Transporte Ativo, organização que busca promover a utilização de meios de transporte à propulsão humana, com o objetivo de que seja cada vez maior a utilização de formas de transporte mais simples, econômicas e não poluentes, e que proporcionem assim, cidades mais humanas.
  • André Soares – é Sociólogo e Coordenador do GT Pesquisa da União de Ciclistas do Brasil (UCB), organização da sociedade civil que conecta Associações de Ciclistas, ciclistas e outras entidades e pessoas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte,  nas regiões urbanas e rurais, assim como a mobilidade sustentável.