Integrando mulheres na mobilidade: lições aprendidas na Indonésia, Egito e Brasil

Data do início do evento

09/03/2023

Hora do evento

11:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

ITDP Global

Palavra chave 1

dia das mulheres

Palavra chave 2

Egito

Palavra chave 3

Gênero

Palavra chave 4

Indonésia

Palavra chave 5

Integração

Palavra chave 6

Internacional

Descrição

 


 

Este webinar analisa como algumas cidades têm trazido uma nova perspectiva de gênero ao planejamento da mobilidade para influenciar o funcionamento dos sistemas de transporte, espaços e cidades. Depois de décadas de trabalho em todo o mundo, o ITDP agora está vendo como as cidades e os sistemas de transporte estão sendo projetados para responder melhor a muitas restrições socioculturais que as mulheres enfrentam. Essas novas abordagens estão contribuindo não apenas para resultados mais inclusivos, mas também para processos de planejamento mais inclusivos que garantem que esses sistemas funcionem bem para os diferentes grupos nas cidades. Estamos começando a ver como seria uma cidade se fosse projetada para e por mulheres.

Junte-se a nós para comemorar o Dia Internacional da Mulher enquanto damos as boas-vindas aos palestrantes do ITDP Indonésia, ITDP Brasil e ITDP África em uma discussão sobre as várias iniciativas relacionadas a gênero que eles lideraram ao longo dos anos e como eles estão mudando a narrativa da inclusão de gênero nas áreas urbanas espaços e transportes.

Este evento contará com traduções ao vivo em Português e Bahasa Indonésia.

 

Sobre o horário

  • Horário EST: 9h00
  • Horário de Brasília: 11h00

 

Sobre a moderadora

Ana Nassar, Diretora de Programa, ITDP Brasil

Ana Nassar ingressou na equipe do ITDP Brasil em novembro de 2014 como diretora de programa, responsável pela gestão e planejamento de projetos. É mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

De 2012 a 2014, Ana atuou como gerente ambiental da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, responsável pela implantação dos projetos ambientais da competição. Ela já trabalhou para a Embaixada Britânica no Brasil, no Ministério de Assuntos Estratégicos do Brasil e no Museu da Pessoa.

Ana gerencia projetos de desenvolvimento sustentável há mais de 15 anos, lidando com diversos temas, incluindo mudanças climáticas, gestão de resíduos, mobilidade urbana, compras sustentáveis ​​e desenvolvimento comunitário.

 

Sobre os palestrantes

Lorena Freitas, Coordenadora de Gestão de Demanda de Viagens, ITDP Brasil

Lorena Freitas ingressou no ITDP em 2020 como Coordenadora de Gestão de Demanda de Viagens. Atuou como geógrafa e coordenadora de Geociências na Fundação CEPERJ e foi membro do Centro de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo – Planett/UFRJ, onde contribuiu com projetos voltados para a mobilidade ativa e sustentável. No meio acadêmico, Lorena tem participado de projetos de pesquisa com a Rede Ibero-Americana de Estudos de Polos Geradores de Viagens.

Lorena é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Engenharia de Transportes também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Deliani Siregar, Associada de Planejamento Urbano, ITDP Indonésia

Deliani Siregar, que atende por Anggi, é urbanista com bacharelado em Engenharia e Planejamento Urbano e Regional pela Gadjah Mada University. Ela é uma entusiasta urbana que tem uma forte paixão por questões de mobilidade e transporte. Anggi é responsável pela coordenação do projeto e supervisão de campo da visão e implementação do projeto de transporte não motorizado (NMT) de Jacarta até 2022. No passado, Anggi contribuiu para muitos projetos diferentes e desenvolveu sua experiência fornecendo planos TOD, NMT e BRT e avaliações para planejadores locais de mobilidade sustentável, reduzindo as emissões de transporte em cidades indonésias, contribuindo para o planejamento de estimativa de custos de BRT para o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e fornecendo projetos alternativos para oferecer excelentes ambientes para caminhadas e ciclismo em Jacarta.

Em seu tempo livre, Anggi adora escrever. É autora e já publicou dois livros para crianças e colaborou em vários outros livros de ficção. Ela também é locutora de rádio e diretora de programas. Anggi ingressou na equipe do ITDP Indonésia em 2015.

Carolyne Mimano, Gerente de Parcerias e Comunicações, ITDP África

Antes de ingressar no ITDP, Carolyne trabalhou como consultora de comércio eletrônico na indústria hoteleira na África. Ela também trabalhou como líder de projeto para startups de tecnologia na região. Atualmente, Carolyne está trabalhando com o ITDP em diversos projetos, incluindo um painel de dados para a África, sites dinâmicos e uma estratégia de comunicação envolvente. Carolyne possui MBA e bacharelado em Sistemas de Informação de Negócios pela Universidade de Nairóbi.