Festival Bike Arte Gira – A Festa da Rua na Sua Casa

Data do início do evento

22/08/2020

Hora do evento

11:00

Tipo do evento

Online

Local do evento

Online

Instituição organizadora

Instituto Aromeiazero

Palavra chave 1

Aromeiazero

Palavra chave 2

Arte

Palavra chave 3

Cicloativismo

Palavra chave 4

espaço público

Descrição

Todes na expectativa? O Festival Bike Arte Gira – A Festa da Rua na Sua Casa acontece neste sábado, 22 de agosto, a partir das 11h! Vem com a gente essa programação incrível!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

11h – MC Dani Nega – Atriz e poeta, Dani Nega será a mestra de cerimônias do Bike Arte Gira 2020. Compositora e ativista do movimento negro e LGBTQI+, é ganhadora de um Prêmio Shell de melhor trilha sonora com o espetáculo, Terror e Miséria no Terceiro Milênio com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Ela estará ao longo de toda a transmissão apresentando as atrações do dia.

11h20 – Danuza e as histórias de Ananse – humoradas e repletas de ensinamentos, as histórias da aranha Ananse, são transmitidas oralmente e são muito populares em Gana. Falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória do povo há muito tempo.

12h10 – Gastronomia Periférica – o chef Edson Leite aprendeu a cozinhar em grandes restaurantes da Europa e, quando voltou, criou o Gastronomia Periférica, iniciativa que dialoga a população da quebrada a cozinhar de forma criativa e sustentável. Ele vai preparar um prato delicioso e nutritivo utilizando restos e sobras de alimentos que em geral são jogados no lixo.

13h20 – Arte Sem Gênero – Por meio da dança performática, Gustav Courbet convida para a reflexão sobre as questões de gênero, incidência LGBTQ+ e não-binarismo nas artes e na cultura da periferia.

14h40 – Infografite – Artistas do coletivo Imargem vão contar o processo de criação e produção do grafite pintado na região do Glicério que tem o objetivo de alertar a população sobre dois temas: o uso da bicicleta como ferramenta de transformação social e a necessidade de prevenção contra a Covid-19. O Imargem, é uma iniciativa multidisciplinar do bairro do Grajaú que usa a arte urbana para a conscientização ambiental.

15h20 – Samba das Pretas – O grupo formado por mulheres pretas moradoras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital, usa o samba como forma de fortalecer o protagonismo da mulher preta na sociedade e de enfrentar os problemas cotidianos, como desigualdades sociais, de gênero e raça.

16h40 – Keops e Raony – O gêmeos pernambucanos vocalistas da banda Medulla, em seu projeto independente, vão apresentar músicas que falam sobre a identidade retirante e se evidenciam em criações com recortes de brasilidade. Destaque para o single Destino Cigano que aborda a vivência dos músicos entre Rio de Janeiro e São Paulo.

17h50 – Portal Wheeling – Hudson Xavier vai bater um papo com Renata Falzoni e ensinar os primeiro passos (ou pedaladas) do wheeling, manobra que consiste em andar de bicicleta em apenas uma das rodas pela maior distância possível, mais conhecido como dar o grau. O canal dele no YouTube possui mais de dois milhões e meio de seguidorxs.

18h50 – Sorteio de pôsteres com a temática da bike de artistas diversos e final do evento. #ativismo #cultura #arte