Excesso de velocidade: como mudar este comportamento habitual e danoso no trânsito?
Data do início do evento
24/05/2023
Hora do evento
19:00
Tipo do evento
Online
Instituição organizadora
UCB
Palavra chave 1
Cicloativismo
Palavra chave 2
Fiscalização
Palavra chave 3
legislação
Palavra chave 4
ruas vivas
Palavra chave 5
UCB
Palavra chave 6
Velocidade
Descrição
O objetivo desta campanha é incentivar a sensibilização para a segurança viária focada na mobilidade ativa.
Trouxemos para o debate as seguintes pessoas convidadas:
- 𝘼𝙡𝙚𝙨𝙨𝙖𝙣𝙙𝙧𝙖 𝘼𝙡𝙢𝙚𝙞𝙙𝙖 – psicóloga feminista, especialista em Saúde Coletiva e Psicóloga de Tráfego, mestra no PPGNeim (Programa de Pós-Graduação em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo) na UFBA. Conselheira CETRAN e membra do ObMob Salvador.
- 𝙂𝙡𝙖𝙪𝙘𝙞𝙖 𝙋𝙚𝙧𝙚𝙞𝙧𝙖 – fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, um instituto de pesquisa privado que promove conhecimento e transforma pessoas para a construção de cidades melhores. O instituto atua nas áreas de pesquisas, cursos e divulgação científica e possui valores que norteiam as ações da empresa para o desenvolvimento sustentável.
- 𝘿𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙍𝙤𝙨𝙖𝙙𝙤 – especialista em engenharia de tráfego e segurança viária, atuando nestas áreas desde 2004 em organizações públicas, privadas e do terceiro setor no Brasil. Em 2015, ingressou na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), primeiro como coordenador executivo em Fortaleza e depois, em 2020, em Recife e Salvador. Desde 2021, Dante é Coordenador Regional do Programa de Segurança Viária da Vital Strategies e é responsável pela gestão do BIGRS no Brasil.
- 𝙁𝙡𝙖́𝙫𝙞𝙤 𝙎𝙤𝙖𝙧𝙚𝙨 – gerente de projetos pela Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. Atua há 10 anos na área de mobilidade ativa, com ênfase na mobilidade por bicicletas, em trabalhos sempre voltados para a incidência em políticas públicas com base em evidências. É mestrando em Engenharia de Transporte – Informações Espaciais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
- 𝙈𝙚𝙙𝙞𝙖𝙙𝙤𝙧𝙖 – 𝙍𝙪𝙩𝙝 𝘾𝙤𝙨𝙩𝙖 – Mulher negra, periférica, ciclista urbana, Diretora Presidenta da União de Ciclistas do Brasil, membra da rede Bike Anjo, integrante do Coletivo Paráciclo, uma das idealizadoras dos projetos Pedala Mana e Perifa na Pista; este último com o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda. Por meio dos projetos e como voluntária, promove a mobilidade sustentável.