Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil

Data do início do evento

28/07/2022

Hora do evento

17:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

ITDP Brasil

Palavra chave 1

Equidade

Palavra chave 2

Justiça social

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Descrição

Pensar sobre a redemocratização do espaço viário é uma urgência. A forma como a mobilidade sustentável é custeada na maioria dos municípios faz com que os usuários do transporte coletivo sejam sobrecarregados com elevados custos para deslocamento nas cidades. Para mudar essa realidade é necessário financiar a mobilidade com fontes diversificadas, e não concentrar os custos somente no setor de transportes, para garantir que os usuários mais pobres – que são os principais usuários do serviço – não sejam onerados.

Para contribuir com o tema, desenvolvemos o estudo inédito  “Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil”. O material apresenta diferentes maneiras de financiar modos ativos e públicos no país. A análise também elenca os principais desafios para avançar com essas estratégias e traz exemplos nacionais bem-sucedidos, que demonstram a viabilidade, os caminhos e os benefícios dessas medidas tarifárias.

Participe do lançamento 
Convidamos especialistas para debater que aspectos da realidade brasileira devem ser considerados nas políticas de tarifação dos automóveis para não tornar a mobilidade ainda mais excludente, especialmente para pessoas pobres e negras.