Como promover aprendizagens necessárias ao comportamento seguro segundo o PNATRANS?

Data do início do evento

15/09/2023

Hora do evento

10:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

DNIT

Palavra chave 1

PNATRANS

Palavra chave 2

Semana da mobilidade

Palavra chave 3

sinistro uso

Descrição

Entre os dias 18 e 22 deste mês, acontece mais uma edição da Semana Nacional de Trânsito e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará o webinar “3 anos de Conexão DNIT: Como promover aprendizagens necessárias ao comportamento seguro segundo o PNATRANS?”, na sexta-feira (15/09), a partir das 10h, sobre o Pilar 4 do PNATRANS e o Programa Nacional de Educação para o Trânsito da Autarquia, Conexão DNIT.

O evento voltado a educadores de trânsito, faz parte dos esforços do DNIT na luta pela melhoria do trânsito brasileiro e será apenas um, dentre outros que a equipe de educação da Autarquia vai realizar em todo o mês de setembro.

O Pilar 4 do PNATRANS aborda a educação para o trânsito como forma de minimizar e até zerar as mortes por sinistros de trânsito. As ações e iniciativas deste Pilar, tranversalizadas aos demais Pilares, atuam em curto prazo, para eliminar os erros intencionais dos seres humanos, coibindo comportamentos de risco, e, a médio e longo prazo, para construir conceitos mais amplos de cidadania, mobilidade e de Sistema Seguro, promovendo as aprendizagens necessárias ao comportamento seguro e à apropriação de conceitos, mudanças de atitudes e procedimentos, de modo que cada indivíduo seja capaz de participar de forma autônoma na construção e na melhoria do espaço público, da mobilidade e da segurança, garantindo a prioridade aos usuários mais vulneráveis, pedestres, ciclistas e motociclistas, conforme estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana e pelo Código de Trânsito Brasileiro.

 

Mas como articular todas essas ações a fim de que os comportamentos de riscos sejam excluídos do nosso sistema de trânsito?

O Conexão DNIT é uma ferramenta poderosa para a implementação do Pilar 4 do PNATRANS. Ele prepara e capacita profissionais da educação básica para a abordarem de forma transversalizada o tema trânsito na sala de aula e com isso fomentar um novo paradigma de comportamento no trânsito.

O Programa abarca muitas das iniciativas e subiniciativas deste Pilar, tais como: oferece conteúdo voltado para a educação no trânsito com foco em docentes e discentes; desenvolve materiais pedagógicos; divulga iniciativas exitosas; assessora os entes federativos no desenvolvimento de programas e projetos voltados à educação para o trânsito, entre tantos outros.

O webinar vai apresentar as realizações do DNIT pela perspectiva do Programa Conexão DNIT e discutir os desafios para a implementação da educação para o trânsito nas escolas de ensino fundamental e médio segundo o PNATRANS.

 

Webinar 3 anos de Conexão DNIT: Como promover aprendizagens necessárias ao comportamento seguro segundo o PNATRANS?

Data: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 10 horas (horário de Brasília)

Transmissão: https://www.youtube.com/live/Ln62src4dXs?si=R3YVMDjb8QFevwBV

 

Participantes

Nayara Braga, Analista em Infraestrutura de Transportes e membro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT. Ela é arquiteta e urbanista com quase 10 anos de carreira como Analista do DNIT, atuando no desenvolvimento e gestão de projetos nacionais de educação para o trânsito e análises de segurança viária. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com pesquisa sobre mobilidade segura na infância. Coordenadora adjunta de Projeto de Extensão sobre bairros amigáveis à primeira infância pela UFPI, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Fundação Bernard Van Leer. Foi membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do CONTRAN, de grupo de trabalho para estudos sobre pontos críticos de sinistros, também do CONTRAN, e de grupo de trabalho para monitoramento do PNATRANS no DNIT.

Flávio De Mori, Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do LabTrans (Universidade Federal de Santa Catarina). Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1986) e mestrado em Engenharia de Produção (1991) pela mesma universidade. Atuou como gerente executivo da Escola de Novos Empreendedores da UFSC, desenvolvendo programas de capacitação em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas (1993-2005). Atualmente atua como gestor executivo na Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU, pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no âmbito dos projetos desenvolvidos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dentre outros. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (NEPET) do LabTrans/UFSC onde são concebidos e desenvolvidos metodologias, materiais educacionais, cursos de formação e de capacitação nas modalidades presencial e a distância, ferramentas computacionais e aplicativos para a promoção da Educação para o Trânsito de forma inovadora, sustentável e colaborativa.

Margareth Gugelmin Okada, Analista em Infraestrutura de Transportes desde maio de 2007 no DNIT. Engenheira Civil e membro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT, sendo a responsável na Superintendência de Mato Grosso desde 2020. Ela já atuou como fiscal de: Obras de Construção/Pavimentação da BR-163, trecho entre Guarantã do Norte e Pará; obras de Construção/Pavimentação da BR-364, trecho entre Diamantino e Deciolândia; obras de Duplicação em Pavimento Rígido da BR-163, trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil; obras de Conservação Rodoviária nas BRs 163 e 364 Obras de Travessias Urbanas na BR-163, nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte. Foi chefe das unidades locais de Sorriso e de Cuiabá.