Cidades Hostis – relações urbanas pós-pandemia

Data do início do evento

19/10/2020

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Partiu e Onu Habitat

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

UCB

Palavra chave 3

Urbanismo

Descrição

Uma das definições mais clássicas da palavra “cidade” é “um lugar de conflitos”. Logo, uma cidade necessariamente é palco de uma série de hostilidades direcionadas para corpos e territórios específicos, determinados por fatores sociohistóricos. Uma cidade hostil, portanto, pode se definir pela realização de ataques a grupos e territórios historicamente oprimidos ou até mesmo pelo não acolhimento às demandas dos mesmos, gerando, efetivamente, tensões observadas nas disputas sociais urbanas.

Em tempos de pandemia, isso ficou ainda mais evidenciado. Quem são as pessoas que se viram obrigadas a circular pela cidade, quando a orientação geral era “fiquem em casa”? De que maneira e em que meios de transporte essas pessoas circulavam? E quando de fato ficavam em casa, como eram essas condições de moradia? No pós-pandemia, quais serão as apropriações e intervenções urbanas possíveis, por parte da sociedade como um todo, para que a hostilidade na vivência da cidade seja diminuída?

É sobre isso que vai tratar o webinário Cidades Hostis – relações urbanas pós-pandemia. O evento foi selecionado pelo Circuito Urbano, da ONU-Habitat Brasil.


Os debates serão realizados em 3 eixos:

19/10 – MOBILIDADE
* Gaby Rocha – Arquiteta e urbanista, diretora da minissérie “Dia-a-dia”
* Ana Luiza Carboni – Diretora da União de Ciclistas do Brasil
* Kaíc Lopes – Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, especializado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial

Moderação: Duda Mattar