censo | IBGE | infraestrutura cicloviária | Pesquisa | ranking
Censo: calçadas sem obstáculos e ruas arborizadas e com ciclovias são uma realidade para menos de 20% da população

Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia disponível e menos de 2% da população urbana mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas. Em números absolutos, pouco mais de 3 milhões de moradores em todo o país contam com ciclovias, ciclorrotas ou ciclofaixas nas vias de seus domicílios. Os dados fazem parte da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que faz parte do Censo 2022, divulgada nessa quinta-feira (17).
O levantamento mostra também em três mil municípios do país – mais da metade dos 5.570 – não há nenhuma ciclovia. Santa Catarina tem a maior proporção de moradores atendidos por essas estruturas; em seguida, vem Distrito Federal e Ceará. As menores proporções estão no Maranhão e no Amazonas. O diretor do FGV Transportes, Marcus Quintella, ressalta que as bicicletas exercem um papel fundamental na micromobilidade das cidades.
A pesquisa também mostrou que 16% da população brasileira — cerca de 27 milhões de pessoas — vive em ruas sem calçadas. Em 2010, eram 34%. O estado com maior número de habitantes sem calçadas na rua de casa é o Amapá, com mais da metade da população nesta condição. Por outro lado, o Distrito Federal teve o menor índice – 7%.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: CBN
- Data de publicação original: 18/04/2025
- Endereço: Clique para acessar