| | |

Goiás está entre os Estados com menor acesso da população a ciclovias, aponta IBGE

Índice coloca Goiás entre os cinco Estados com menor cobertura cicloviária do país, ao lado de Minas Gerais e Alagoas, que também registraram 0,9%


Apesar de avanços em áreas como iluminação pública e pavimentação, o Estado de Goiás enfrenta um grande desafio no quesito mobilidade urbana sustentável. Segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 0,9% dos moradores goianos vivem em vias com alguma sinalização para o trânsito de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.

O índice coloca Goiás entre os cinco Estados com menor cobertura cicloviária do país, ao lado de Minas Gerais e Alagoas, que também registraram 0,9%. À frente de Goiás, com índices ainda mais baixos, aparecem Rio Grande do Norte (0,8%), Tocantins (0,6%), Amazonas (0,5%) e Maranhão (0,5%). Em contrapartida, os Estados com maior acesso da população a ciclovias são Santa Catarina (5,2%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (3,2%), Amapá (3,1%) e Acre (2,9%). A média nacional ficou em 1,9%, mais que o dobro da taxa registrada em Goiás.

 

Goiânia acima da média, mas longe dos líderes

Mesmo com o desempenho estadual abaixo da média, a capital goiana teve um resultado ligeiramente melhor. Goiânia registrou 2,1% da população com acesso a vias sinalizadas para bicicletas, índice superior à média nacional, mas ainda muito distante dos líderes do ranking, como Florianópolis (SC), com 12,1%, e Fortaleza (CE), com 6,9%.

A baixa presença de ciclovias em Goiás evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura para mobilidade ativa, que inclui a promoção de alternativas sustentáveis ao transporte motorizado. Vale lembrar que a pauta foi amplamente discutida por todos os candidatos à prefeitura nas eleições de 2024. Para formalizar as propostas sobre ciclovias e outras opções, em outubro do ano passado, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás assinaram com os candidatos um Termo de Compromisso pela Melhoria do Trânsito e da Mobilidade Urbana da capital.

O levantamento integra a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, uma das etapas do Censo 2022, que investigou dez características urbanísticas em todo o território nacional, como calçadas, arborização, iluminação pública, bueiros, rampas para cadeirantes e vias sinalizadas para bicicletas.

Por Elysia Cardoso

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *