autopropelidos | compartilhadas | Elétricas | Espanha | Internacional | patinetes
Depois de Madrid, Barcelona ataca patinetes elétricos
Título original: Depois de Madrid, Barcelona ataca bicicletas e trotinetas
A partir de 1 de Fevereiro de 2025, entra em vigor em Barcelona a nova “organização da circulação para peões e veículos”, com as alterações a serem dirigidas sobretudo às bicicletas e trotinetas eléctricas. As mudanças visam disciplinar os condutores deste tipo de veículos na utilização urbana, medida que, segundo as autoridades da capital da Catalunha, se fica a dever ao excesso de acidentes graves que provocam, envolvendo outros veículos e peões.
Mais importante do que isto, sobretudo quando se trata de evitar acidentes, é o facto de terem sido consideravelmente reduzidos os locais onde as bicicletas e trotinetas eléctricas podem ser utilizadas. Para começar, o limite máximo de velocidade é de 25 km/h e apenas pelas ruas e estradas, pelo que os modelos mais potentes e não de acordo com a homologação europeia (importados via online) não serão permitidos. Não estão igualmente autorizados a circular pelos passeios nem por zonas pedonais (coimas de 500€), mas exclusivamente pelas ciclovias, em alternativa às ruas e estradas, sendo que quando as ciclovias são desenhadas sobre um passeio, a velocidade máxima cai para 10 km/h, o dobro da velocidade de um peão a caminhar (5 km/h), precisamente a mesma velocidade máxima que é permitida nos parques.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Observador
- Data de publicação original: 01/01/2025
- Endereço: Clique para acessar