Cicloturismo | Circuito | comunidades tradicionais | Pará
‘Caminhos de Bujaru’: Projeto de cicloturismo conectará territórios quilombolas no nordeste do Pará
A cidade de Bujaru, no nordeste paraense, avança na implantação de um circuito de trilhas ecológicas com apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). Denominada de “Caminhos de Bujaru”, a iniciativa será uma trilha de longo curso destinada ao cicloturismo e conectará dois territórios quilombolas, promovendo integração cultural, conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico local.
Na última semana, o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, esteve no município para realizar o mapeamento inicial do trajeto, em parceria com a Prefeitura de Bujaru, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além de sua atuação no Ideflor-Bio, Meyer também é diretor nacional de trilhas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, o que reforça a relevância técnica do projeto. “O percurso planejado, com aproximadamente 130 quilômetros, destaca a riqueza natural e cultural da região. Nosso objetivo é criar uma experiência única que conecte pessoas à natureza e fortaleça o vínculo com as comunidades locais”, explicou.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Visor Notícias
- Data de publicação original: 02/12/2024
- Endereço: Clique para acessar