| | | | |

Dez cidades que remodelaram suas ruas. Para crianças

Estima-se que atualmente 99% da população mundial respire ar poluído; além disso, mais de 80% dos adolescentes não praticam atividade física em níveis recomendados e os sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 5 a 29 anos. Estes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) servem para lembrar que decisões sobre como as cidades e ruas são concebidas têm impacto profundo na vida das pessoas, especialmente das crianças.

Desde 2018 um grupo internacional de arquitetos, urbanistas e ativistas, o GDCI*, tem atuado com líderes de cidades no mundo todo que desejam mudar essas tendências e colocar as crianças em primeiro lugar ao projetar o desenho de suas ruas.

Em 2023, dez cidades em quatro continentes foram selecionadas pelo programa Rua para Crianças, do GDCI, receberam subsídio e assistência técnica, e passaram a pôr em prática suas iniciativas: Abuja (Nigéria); Cuenca (Equador); Istambul (Turquia); León (México); Lima (Peru); Lusaca (Zâmbia); Recife (Brasil); Santiago (Chile); Solo (Indonésia); e Tiro (Líbano). Diferentes projetos, todos inspiradores, adotaram melhores práticas de design e visões ousadas para ruas, para promover segurança viária, mobilidade ativa, brincadeiras ao ar livre e interações sociais.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *