‘Acidente de trânsito’ passa a ser chamado de ‘sinistro de trânsito’ também no CTB
A alteração aconteceu ainda em junho de 2023, mas não foi divulgada como deveria e, por isso, muita gente ainda não sabe da mudança. Mas as colisões no trânsito não são mais definidas como ‘acidentes de trânsito’. O termo correto é ‘sinistro de trânsito’. Depois da alteração pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ainda em 2020, agora a mudança de nomenclatura foi validada também pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a maior legislação de trânsito do País.
A mudança já estava respaldada pela norma NBR 10697 da ABNT, de 2020, e foi realizada para enfatizar a responsabilidade e a necessidade de prevenção nos eventos de trânsito. Com o novo termo, a lei busca conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas de direção seguras e responsáveis. E deixa claro que, no trânsito, quase nunca é acidente, porque são situações que, em sua grande maioria (99%) , poderiam ser evitadas.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: JC
- Data de publicação original: 16/09/2024
- Endereço: Clique para acessar