Uso da bicicleta cai depois de explosão de consumo durante a pandemia
Durante a pandemia da covid-19 a bicicleta foi muito utilizada como meio de transporte e lazer, já que houve períodos de isolamento social e muitos tiveram medo de se arriscar no transporte coletivo. Passada a emergência de saúde, o uso da bike caiu bastante e as lojas e bicicletarias, que chegaram a ficar sem produtos para atender a demanda há dois anos, agora estão em crise. A explicação é a de que não há estímulo para o uso da bicicleta, nem para o lazer, nem como meio de transporte.
As bicicletarias, em geral, são negócios de família e não é raro encontrar estabelecimentos que funcionam ininterruptamente por 30 anos ou mais. É o caso da J.F.R.A. que está no mercado há 40 anos. A loja que fica na rua Bruno Spinosa, 340, no bairro da Vila Nogueira, em Diadema (telefone: 4076-2245), é exemplo. Aos 66 anos, o proprietário Joaquim Francisco Ramos de Araújo trabalha com a esposa e o filho, e explica como foi o período mais difícil da pandemia e como está o seu movimento agora. “Na pandemia vendemos muita bicicleta para pessoas irem ao trabalho. Agora o movimento está ruim. Até quem tem bicicleta já não faz a manutenção preventiva”, conta.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Reporter Diário
- Data de publicação original: 01/10/2023
- Endereço: Clique para acessar