Campanha | Economia | tributos
Campanha pede que Senado tire tributação extra sobre bicicletas
Uma campanha nacional de mobilização política entre ciclistas e simpatizantes da modalidade esportiva tem tentado chacoalhar as estruturas do modelo de tributação ao qual o Brasil se propõe a assumir em breve por meio da Reforma Tributária (PEC/19). A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 7 de julho, e agora aguarda votação pelo Senado Federal.
O texto prevê, entre outras mudanças, uma tributação extra sobre o setor de bicicletas, que aparecem na lista do imposto adicional junto com outros produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e armas. “A possibilidade da inclusão da bicicleta no IS é um contrassenso por si só. Trata-se de um equívoco muito grave, pelo simples fato de a bicicleta ser uma ferramenta que representa o oposto dos produtos nocivos: ela faz bem à saúde e o seu uso auxilia no combate às mudanças climáticas”, explica Rodrigo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo da Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas).
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Jornal de Jundiaí
- Data de publicação original: 21/09/2023
- Endereço: Clique para acessar