Histórias de cidades cicláveis: conscientizando e apoiando o ciclismo
Data do início do evento
02/08/2023
Hora do evento
10:00
Tipo do evento
Online
Instituição organizadora
ITDP
Palavra chave 1
ciclabilidade
Palavra chave 2
índia
Palavra chave 3
Infraestrutura
Palavra chave 4
Internacional
Palavra chave 5
Urbanismo
Descrição
Original em inglês: Cycling Cities Stories: Building Awareness and Support for Cycling
Ver em https://tinyurl.com/2kpcbd4l
Haverá tradução simultânea para o português.
Texto traduzido com o Google Translator
Histórias de cidades cicláveis: conscientizando e apoiando o ciclismo
Em muitos lugares do mundo, a bicicleta não é vista como um meio de transporte. Isso ocorre principalmente porque a infraestrutura viária que torna o ciclismo seguro e atraente para a maioria das pessoas não é priorizada, o ciclismo não foi integrado de forma significativa a outros modos de transporte, como ônibus e trem, e as normas culturais impediram algumas – muitas vezes mulheres – de aprender a andar de bicicleta. Embora algumas dessas barreiras possam ser abordadas por meio da transformação tangível das ruas e da adoção de políticas que apoiem e priorizem o ciclismo, a mudança de comportamento também desempenha um papel.
Na segunda sessão da série de webinars Cycling Cities Stories do ITDP, ouviremos um representante da cidade de Niterói, Brasil, e um representante nacional da Índia, que compartilharão suas abordagens para a construção de apoio público e político para ciclovias e projetos relacionados ao ciclismo. Em Niterói, o planejamento participativo e o engajamento da comunidade foram fundamentais para obter amplo apoio para um plano cicloviário abrangente que inclui novas ciclovias, um programa de bicicletas compartilhadas e programas de educação para o ciclismo. Na Índia, as campanhas de nível nacional deram início à priorização do ciclismo e caminhada nas cidades de todo o país, especialmente incentivando os funcionários do governo municipal a reexaminar seus comportamentos de mobilidade. Como parte de uma discussão moderada,
Moderadora
Danielle Hoppe – Gerente de Projetos, Transporte Ativo e Gestão de Demanda, ITDP Brasil
Danielle Hoppe trabalhou como analista urbana nos setores público e privado no Brasil e também participou de iniciativas relacionadas ao planejamento urbano apoiadas pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional na Bolívia e em Honduras. Possui mestrado em Planejamento Urbano pela McGill University em Montreal, Canadá e bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Porto Alegre, Brasil. Antes de ingressar no ITDP, Danielle foi a coordenadora local da Urban Age Conference 2013, organizada pela London School of Economics and Political Science no Rio de Janeiro.
Expositores/as
Filipe Simões – Chefe da Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo, Prefeitura de Niterói
Filipe é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense, seu foco era integração modal e mobilidade por bicicleta. É ciclista urbano e entusiasta da bicicleta como solução de transporte nas cidades brasileiras. Atua em políticas de incentivo à ciclomobilidade desde 2015 e foi destaque em Niterói de Bicicleta em 2020. Nesse período, coordenou uma ampla estruturação da organização e implementou ações que resultaram em mais de 40+ km de infra-estruturas cicláveis e um extenso programa de promoção da cultura da bicicleta.
Jeenal Sawla – Conselheiro Principal da Missão Cidades Inteligentes do Ministério de Habitação e Assuntos Urbanos
Jeenal Sawla trabalha como Conselheira Principal na Missão de Cidades Inteligentes do Ministério de Habitação e Assuntos Urbanos. Aqui, ela ancora iniciativas para transformar ruas e espaços públicos nas Smart Cities da Índia. Por meio das iniciativas India Cycles4Change e Streets4People, ela apóia mais de 40 cidades, juntamente com o ITDP, para melhorar a caminhada e o ciclismo. Através do Nurturing Neighborhoods Challenge, ela trabalha com BvLF e WRI em 10 cidades, para torná-los amigáveis para crianças pequenas e seus cuidadores. Sob a Maratona de Placemaking, ela apóia mais de 50 cidades para desenvolver pequenos espaços públicos. No Ministério, Jeenal também trabalha na melhoria dos serviços e infraestrutura aos cidadãos, alavancando dados e tecnologia em 100 Cidades Inteligentes.
Antes disso, Jeenal trabalhou em desenvolvimento urbano nos Estados Unidos, Suíça e Índia. Jeenal é bacharel em Arquitetura pela Kamla Raheja em Mumbai e mestre em Planejamento Urbano pela Harvard University, EUA.