Histórias de cidades cicláveis: tornando permanentes as ciclovias temporárias

Data do início do evento

09/03/2023

Hora do evento

11:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

ITDP Global

Palavra chave 1

ciclabilidade

Palavra chave 2

Coronavírus

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

Internacional

Descrição

 


 

O ímpeto em torno do ciclismo explodiu em cidades ao redor do mundo em resposta às restrições de viagens e mudanças nas necessidades de viagens durante a pandemia do COVID-19. A enorme demanda por bicicletas, e-bikes e bicicletas compartilhadas e por ciclovias seguras e conectadas que apoiem seu uso inspiraram a campanha Cycling Cities do ITDP. Agora, três anos depois, estamos verificando como as ciclovias pop-up das cidades se saíram e identificando como podemos melhorar e expandir a abordagem temporária para permanente.

Neste webinar, ouviremos duas cidades da coorte Cycling Cities do ITDP – Zapopan, México e Bengaluru, Índia – que implementaram infraestrutura temporária para bicicletas durante a pandemia. Como parte de uma discussão moderada, as cidades compartilharão suas histórias de como essa infraestrutura foi implementada e o progresso obtido nos últimos 3 anos – quais faixas se tornaram permanentes e por quê, quais foram os desafios e como o processo de infraestrutura pop-up impactou outros projetos de ciclismo.

Este evento contará com interpretações ao vivo em espanhol.

 

 

Sobre o horário

  • Horário EST: 10h00
  • Horário de Brasília: 11h00

 

Sobre a moderadora

Dana Yanocha Gerente de Pesquisa, ITDP Global

Como Pesquisadora Associada Sênior do ITDP Global, o trabalho de Dana inclui pesquisa e análise de tendências em transporte e desenvolvimento sustentáveis. Ela liderou o desenvolvimento das principais publicações do ITDP, incluindo o Guia de Planejamento de 2018 Bikeshare e vários resumos de políticas, incluindo Optimizing Dockless Bikeshare for Cities and Ride Fair: A Policy Framework for Managing Transportation Network Companies. Dana possui mestrado em Desenvolvimento Urbano Sustentável pela DePaul University e bacharelado em Política Internacional pela Penn State University.

 

Palesrantes

Mercedes Paloma Cruz Vázquez Diretor de Mobilidade e Transporte da Zapopan

Mercedes é Diretora de Mobilidade e Transporte da Zapopan desde outubro de 2021. Ao longo de sua carreira, ela trabalhou para promover a mobilidade sustentável em vários campos, incluindo acadêmicos, serviço público e sociedade civil organizada. Em sua função, ela colabora com diferentes atores para promover medidas e ações para mitigar a crise climática e promover cidades mais seguras, inclusivas e acessíveis.

Antes de seu cargo atual, Mercedes foi vice-diretora do Escritório de Desenvolvimento Urbano do Estado de Jalisco. Seu trabalho docente está relacionado com o regulamento que rege o desenvolvimento urbano da Área Metropolitana de Guadalajara. Como ativista, ela fez parte do Coletivo Ciudadano Ciudad para Todos e colaborou no Congresso para Cidades Sem Carros realizado na cidade de Guadalajara em 2011. Ela é membro da Ciudad para Todos.

Ankit Bhargava – Cofundador da Sensing Local

Ankit é cofundador da Sensing Local, um laboratório urbano em Bengaluru, na Índia, focado em enfrentar os desafios cívicos e ambientais nas cidades. Ele é arquiteto e urbanista com mais de uma década de experiência em planejamento espacial, governança urbana e projetos de arquitetura. Ele está profundamente interessado em usar o pensamento sistêmico e processos participativos para descompactar sistemas complexos e moldar novas perspectivas que impulsionam a mudança sistêmica.

Jesús Carlos Soto Morfín –  Diretor de Mobilidade e Transporte da Cidade de Guadalajara

Jesús Carlos é atualmente o Diretor de Mobilidade e Transporte do Município de Guadalajara. Anteriormente, atuou como Diretor de Mobilidade e Transporte do Município de Zapopan entre 2015 e 2021. Por meio de seu trabalho, promoveu estratégias e projetos de mobilidade sustentável e planejamento urbano através das lentes da conscientização, combate à crise climática e social justiça, que contribuem para a criação de cidades justas e mais inclusivas.

Ao longo de sua carreira, Jesús Carlos promoveu a agenda de mobilidade sustentável e qualidade de vida nas cidades de diferentes esferas, primeiro da sociedade civil organizada, na qual participou como ativista no coletivo cidadão Ciudad para Todos desde 2007, coordenou o X International Congresso “Rumo a Cidades Sem Carros” em Guadalajara, México, em 2011, e foi membro do Observatório Cidadão de Mobilidade e Transporte Público de Jalisco.